O que este Blog oferece:

O objetivo deste Blog era dar a você dicas, estratégias e táticas para melhorar o seu jogo de Poker fazendo com que conseguisse ganhar dinheiro jogando poker.

O objetivo atual é outro: o autor Dr. Marco Natali doou este curso para a Igreja da Ciência Divina e a critério dessa Igreja o curso será presenteado a quem fizer uma doação específica de 20% de seu valor, conforme informações que você pode obter clicando aqui.

Se desejar deixar um comentário, eles serão bem vindos mas estarão sujeitos a moderação.

Basta clicar abaixo do post em "nenhum comentário" ou em "comentário" e abrirá essa opção, seja bem vindo.

Observe que as postagens deste Blog aparecem na ordem de antiguidade, portanto as mais recentes primeiro, avance para as datas antigas no Menu à direita para ler os artigos mais antigos. Seja bem vindo(a).

Para compartilhar este Blog com seus amigos, basta passar o mouse sobre os ícones ao final da página e você terá acesso ao Twitter, ao Facebook e ao Orkut.

sábado, 26 de julho de 2014

Como o Gus Hansen joga Slow Playing:

Denomina-se Slow Play a estratégia de Poker em que você recebe uma mão significativa ou até mesmo um mão Premium e resolve "esconder o leite" jogando pianinho ou simulando fraqueza para que seu oponente dê um Raise e você tenha a chance de Ganhar Valor.

No poker existem duas posturas básicas, o "jogo de velhinhas" que os "fishes" (os maus jogadores, os patos) fazem quando recebem mãos significativas e o jogo com ganho de valor, onde você adota a estratégia de blefar ou simular uma fraqueza estudada para fazer com que seus oponentes apostem mais forte e assim aumentar seus ganhos (ganhar valor).

Os patos podem ser de vários tipos:

O PATO INICIANTE: É o mais comum é aquele que acaba de aprender a jogar, sabe o valor das cartas, sabe como se procede em um jogo típico, sabe a hierarquia do valor das mãos, mas não sabe muito mais do que isso e ainda não aprendeu nenhuma estratégia ou tática de jogo. Ele não consegue perceber que o jogador que alcançar lucros sistemáticos a longo prazo fundamenta seu jogo em um Sistema Vencedor. E o que é um Sistema Vencedor? É um método que utiliza estratégias, táticas,blefes e manobras fundamentadas em Princípios Comprovados, não se limitando apenas ao "jogo de velhinhas". É lógico que todo mundo começa a jogar poker como pato iniciante, mas se tem juízo e bom senso, chega um momento em que começa a estudar estratégias e táticas, faz cursos, coachings e até pode vir a se tornar um tremendo jogador que alcança lucros e sucesso a longo prazo. Não significa que ganhe todas, pois nem o Phil Ivey, nem o Patrick Antonius, nem o Daniel Negreanu, nem o Gus Hansen, nem o Durr conseguem isso. O bom jogador de poker não é aquele que não perde nunca, mas aquele que, a longo prazo, ganha mais do que perde.

O PATO INFLUENCIÁVEL: Existe outro tipo de pato que é o "Maria Vai com as outras", esse presta atenção nas fofocas, no "diz que diz", nas calúnias e outras bobagens que ouve ou que lê em alguns sites da Internet em vez de pensar por si mesmo. Pensar por si mesmo não é com ele, pois isso seria indício de inteligência e sabedoria, portanto nada tem a ver com ele. Prefere acreditar nos outros ao invés de verificar por si mesmo. Esse tipo de pato perde as oportunidades que ajudam a muitas pessoas mas que ele, por sua atitude impensada (não ousando dar o passo necessário), fecha as portas do sucesso a si mesmo.

O PATO DE MÁ FÉ: Alguns desses patos influenciáveis (descritos no item anterior) além de prejudicarem a si mesmos, prejudicam outras pessoas pois ao perceberem que fecharam as portas para si mesmos tentam influenciar aos demais para que estes também percam suas oportunidades, também fechando suas portas e não percebendo o valor que as vezes lhes é oferecido.

O PATO OUSADO: Este pato é mais ou menos como o Pato Donald. Se você se lembra das "Histórias em Quadrinhos" da equipe do Walt Disney, deve se lembrar desse tipo de pato. E note que de todos os personagens do Disney esse era o mais popular. Também é muito comum no poker. É o pato que age sem pensar, comete ousadias inusitadas (e na maioria das vezes inadequadas) jogando quem nem louco, entrando em quase todas as mãos, pagando todos os bets. Ele ainda não aprendeu que betar é melhor do que apenas dar Call. Ele é o pato mais vulgar, em geral chamado de Donkey, Calling Station, Loose e outros apelidos em inglês.  Ele não consegue resistir à curiosidade de ver o Flop. Esse tipo de pato as vezes consegue resultados avassaladores e algumas vezes consegue ter o maior Stack da mesa. Em grandes torneios eles conseguem ser o Bistecões do torneio com toneladas de fichas em sua frente, no entanto raramente conseguem chegar à mesa final pois quando a disputa se torna "briga de cachorro grande" eles são eliminados rapidamente.

O PATO QUE FAZ O "JOGO DE VELHINHAS": É o pato mais comum, mais simples, mais básico. Pode também ser chamado de "Pato Básico", hehehehe! Esse tipo de pato não tem muita coragem e nem muita ousadia e só entra nas rodadas quando tem as melhores mãos. Ele fica dando fold atrás de fold esperando pelas mãos premiuns e quando seu stack diminui muito eles arriscam tudo que têm dando All In. Raramente (as vezes conseguem) chegam ao ITM. Ah! Eles têm uma estratégia que os prejudicam muito mas não percebem. Quando têm mãos Premium dão bets enormes e com isso espantam todos os demais (exceto os outros patos) e acabam minimizando seus ganhos. Em geral apenas faturam os blinds. Não sabem que quando se tem mãos Premium é preciso jogar devagar (Slow Play) para ganhar valor.

Agora vejamos como o Gus Hansen adota uma estratégia de ganho de valor, quando recebe uma mão forte:

Em uma mesa em que o Flop abriu K6C8P (leia-se Rei e "6" de Copas e "8" de Paus), o Gus recebeu APKO (leia-se às de Paus e Rei de Ouros):



Tratando-se de uma mão boa em relação ao Flop ele resolve adotar a estratégia de simular fraqueza e dá apenas Check.

Dar Check após o Flop indica duas coisas a um jogador experiente: ou o oponente está blefando ou ele de fato não completou nenhuma mão com as pocket cards (as cartas que recebeu) e as cartas do Board (as cartas que foram abertas na mesa por ocasião do Flop).
O Check é o primeiro passo da arte de foldar.
A arte de foldar consiste em dois passos simples, dar o Check quando não formar um jogo com a interação das cartas que tem em suas mãos somadas às cartas do Board, na expectativa de "ver uma carta de graça".
O PATO BÁSICO ao perceber que não formou nenhuma mão, por desconhecer a arte de foldar, simplesmente folda as pocket cards que recebeu ao invés de iniciar a tática check/fold.
Se todos os demais participantes da rodada derem Check, após ou antes do seu Check você terá a chance de ver a próxima carta no Turn, sem pagar mais nada e se não completar algum jogo que preste poderá simplesmente dar Fold.
O Check/Fold lhe permite "ver uma carta de graça" e só dar Fold após se proporcionar essa oportunidade.
Na hipótese de algum jogador depois de você dar um Bet diante da fraqueza que você demonstrou ao dar Check, se você não tiver uma mão que lhe ofereça possibilidades, resta-lhe a saída honrosa de foldar.

No caso do Gus Hansen ele adotou uma técnica chamada Slow Play que consiste em "simular fraqueza" quando se tem uma boa mão ou quando já se formou um jogo razoável.
E como se "simula fraqueza"?
No caso deste exemplo, dando apenas Check.
E é isso que o Gus faz, simplesmente batendo o punho na mesa, na esperança que algum oponente entenda que ele demonstrou fraqueza e dê um Raise.


 Note bem que se o Gus tivesse dando um Bet demonstraria força e se todos foldassem ele perderia uma boa chance de aumentar seus ganhos (Ganhar Valor) pois arremataria apenas o valor dos Blinds.
Mas ele preferiu demonstrar fraqueza pois se alguém der Raise ele imediatamente dá ReRaise e com isso faz o oponente desistir e fatura bem mais do que se tivesse dado o Raise como ação inicial nessa mão Pós Flop.

No caso deste exemplo ele recebeu um belo Raise e como ReRaise betou uma imensa aposta com três pilhas de ficha, fazendo o oponente desistir e "mamando" um belo Pote (que seria bem menos se ele tivesse betado alto logo em sua vez no início da mão, que é o que os Patos fazem).


Fica aqui a técnica Slow Play do Gus Hansen para sua reflexão, tenha uma excelente semana!

Abraço do Marco Natali criador do Sistema Ideal de Poker.






CONFIRA NA SEMANA QUE VEM NOVO MATERIAL!
e aproveite esta oportunidade: clique no link a seguir, preencha um pequeno cadastro gratuito e confidencial e receba em seu computador três vezes por semana dicas, estratégias e táticas para melhorar seu jogo de POKER, (seus dados são sigilosos e não serão repassados a ninguém).